quem somos | notícias | cursos | espaço expositivo | serviços | contato

WhatsApp Image 2019-04-08 at 16.30.23

Ode ao Feminino

Natália Brasil

 

Em 2017 Natalia Brasil começou a fotografar mulheres em ensaios exclusivamente femininos com o projeto que nomeia Cura Fotografia Feminina. Mais do que expor corpos de mulheres fora de padrões socialmente impostos como perfeitos ou apresentar trabalhos com qualidade estética, Natália busca desenvolver questões relacionadas à aceitação do corpo e ao amor próprio durante e depois dos ensaios, incentivando que as mulheres se dediquem a um olhar carinhoso sobre seus corpos e principalmente ao entendimento de que cada mulher é única em sua beleza natural.

Enquanto posam, as modelos compartilham histórias e expõem a relação que cada uma tem com o próprio corpo.  Aos poucos Natália percebia que a ideia de uma perfeição, do corpo perfeito, massacrava aquelas mulheres – situação que ela também passou por muito tempo em sua vida, e que aos poucos se transformou por meio da fotografia. Muito atenciosa, a fotógrafa compartilha do sentimento de empoderamento com suas modelos, criando uma atmosfera de acolhimento e reciprocidade em seus ensaios. E o resultado não poderia ser diferente.

Fruto de um ensaio coletivo realizado em 2019 com 10 mulheres, junto de fotografias das modelos em ensaios individuais anteriores, Natália Brasil apresenta a exposição Ode ao Feminino a se realizar no Nacasa Coletivo Artístico de 12 a 30 de abril, contando com vinte fotografias coloridas e preto e branco. A fotógrafa compartilha de sua caminhada nesses dois anos dedicados a este projeto que não só enaltece o feminino, mas que busca entender que feminino é este que habita o corpo de cada mulher com respeito, ternura e empatia.

Texto Anna Moraes