quem somos | notícias | cursos | espaço expositivo | serviços | contato

EDITAL RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE VERÃO NACASA

Para esta edição de residência artística de Verão Nacasa serão selecionados ​até 10 artistas​ para ocuparem e produzirem em espaço compartilhado em nossa casa, localizada no bairro Trindade em Florianópolis.

1.

Os artistas receberão um acompanhamento diário em suas produções. No início da residência será pensada uma série de trabalhos individuais e exercícios para serem desenvolvidos ao longo da residência.

2.

Cada artista poderá ter uma aula ou acompanhamento de um artista da casa para que seja produtivo e enriquecedor esse período. O acompanhamento e produção será feita de forma coletiva e compartilhada, com encontros pré-determinados, abertos ao diálogo e com considerações individuas sobre cada produção.

3.

A residência contará com dez dias de acompanhamento e produção, resultando em uma apresentação coletiva ao final da residência, com um evento de exposição, exibição de vídeo etc.

 

PROCESSO SELETIVO

A seleção dos artistas residentes será feita por uma comissão de 6 mem​bros que participam do Nacasa Coletivo Artístico.

 

Inscrições

Para se inscrever, é necessário preencher a 1) ficha de inscrição com contato https://forms.gle/EgGJd8SkEYmWrSDA7 , 2) carta de apresentação do candidato, 3) currículo e portfólio (com até 10 obras).

Serão aceitas inscrições de candidatos que tenham acima de 18 anos.

Podem se inscrever artistas de outras partes do Brasil e de outros países, porém o Nacasa não se responsabiliza em financiar transporte e aco​modação. Sobre hospedagem podemos ver possibilidades de airbnb na casa, ou em casa de amigos.

Prazos e datas

As inscrições ficarão abertas de ​ 05 de dezembro a 26 de dezembro de 2019​. A divulgação dos selecionados será feita dia ​28 de dezembro de 2019 ​ por meio das redes sociais, até as 18h. O período de residência será de ​ 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2020​, quando será realizada a exposição final.

Custos

Todos os residentes devem contribuir com uma taxa referente à manutenção do espaço e à orientações dos artistas.

Será cobrado o valor de​ R$500* que inclui

– Ateliê compartilhado com mesa e uma cadeira;

– Orientação e aulas;

– Cozinha compartilhada;

– Internet

*Para pagamento até dia 30/12, após essa data o valor é R$680

 

Edital de Residência 2020 em pdf

https://forms.gle/EgGJd8SkEYmWrSDA7  link do formulário

 

SOBRE o Nacasa Coletivo Artístico

 

Somos um coletivo de artistas, pesquisadores em arte, ilustradores, curadores e um tatuador que organiza e oferece, na casa onde estamos instalados, cursos de arte e exposições temporárias. A casa funciona ainda como ateliê e espaço de trabalho individual de cada um dos membros do coletivo.

O grupo inicial foi formado logo após a paralisação das Oficinas de Arte do CIC para as reformas estruturais do prédio onde muitos de nós ministrávamos nossas aulas. Atualmente nos chamamos Nacasa Coletivo Artístico e estamos na rua José Francisco Dias Areias, número 359, no bairro da Trindade, em Florianópolis, SC. Participam do coletivo Anna Moraes, Diego de los Campos, Felipe Besen, Leandro Lopes de Souza, Meg Tomio Roussenq e Simona Ivone, entre outros agregados. Prezamos pelo termo “coletivo” e quase beiramos uma grande família. Acolhemos as diferenças em nosso espaço que possibilitem trocas artísticas e compartilhamentos baseados no respeito e no afeto.