quem somos | notícias | cursos | espaço expositivo | serviços | contato

VAIVÉM

Programa de orientação em processos artísticos contemporâneos com Anna Moraes e Kamilla Nunes

De 11 de Maio a 26 de Outubro de 2021, terças-feiras das 10h às 12h

O Nacasa está com inscrições abertas para o VAIVÉM programa de orientação em processos artísticos contemporâneos, com as artistas Anna Moraes e Kamilla Nunes. Com o desejo de atuar entre a fala e a escuta, a experimentação e a imaginação, a análise e o sintoma, este programa possui um caráter crítico e prático, por meio de encontros virtuais semanais. 

VAIVÉM se pretende dinâmico e concentrado em discussões coletivas e orientações individuais, focadas nas necessidades de cada participante. Nosso objetivo é fazer um cruzamento entre a teoria e a prática, propondo tanto aulas expositivas, com conteúdos que acreditamos fundamentais para o entendimento da arte contemporânea, quanto o aprofundamento das questões poéticas inerentes aos processos de criação de cada participante, através de debates, análises e exercícios específicos. 

Este programa é voltado para artistas que gostariam de aprofundar suas pesquisas, de desenvolver ou dar continuidades aos seus projetos, de organizar e sistematizar suas produções ou, ainda, de iniciar uma pesquisa autoral no campo das artes visuais. Será disponibilizado um material pedagógico amplo e diverso, contendo referências de web, bibliografia digitalizada e materiais exclusivos para este programa.   

Os encontros terão duração de 6 (seis) meses, com um total de 24 encontros/48h. As aulas online serão realizadas ao vivo, sem acesso posterior. Para frequentar as aulas online é necessário dispor de internet, computador ou celular com câmera e microfone.

______________________

Anna Moraes é artista visual, doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos/ Artes Visuais PPGAV/UDESC, pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac/SP (2016), mestra e bacharela em Artes Visuais pela UDESC (2019 e 2013). Vive e trabalha em Florianópolis/SC. Pesquisa diferentes entendimentos acerca do desenho contemporâneo. Seu processo artístico é baseado na investigação de possibilidades de desenho por meio de linhas, traços, fios, territórios, geralmente respondem à localização e interagem com a paisagem. Recebeu Prêmio do Júri no Salão Nacional da Quarentena (2020), foi finalista do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea/SC (2019), participou da Bienal Internacional de Curitiba (2019) e foi selecionada em editais como Arte como Respiro do Itaú Cultural, Arte Londrina 8 e Salão de Navegantes. No Nacasa Coletivo Artístico atua na gestão e curadoria da Galeria Nacasa. Também realiza trabalhos de curadoria, selecionados em editais em Santa Catarina. Desde 2013 ministra o curso “Desenho Artístico” em seu ateliê. Representada pela Galeria Mamute. Siga no instagram: @anmoraess | Saiba mais no site www.annamoraess.com

Kamilla Nunes é artista, curadora independente e crítica de arte, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação do Ceart/Udesc, graduada em Artes Plásticas pela mesma universidade [2010]. É editora da CAIS Editora e curadora do Memorial Meyer Filho [2008-]. Foi gestora do Espaço Embarcação, em Florianópolis [2015-2018]. Foi curadora do Espaço Cultural O Sítio [2015] e diretora do Instituto Meyer Filho [2010 a 2014]. Foi integrante do grupo de curadoria de Frestas Trienal de Artes [SESC, 2014, Sorocaba] e realizou a curadoria da exposição “Sumidouro” [Laboratório Curatorial da SPArte, coordenado por Adriano Pedrosa, SP, 2012]. É autora do livro “Espaços autônomos de arte contemporânea”, lançado em 2013 através da Bolsa Funarte de estímulo à produção crítica. Atualmente pesquisa e ministra aulas sobre Arte Brasileira Contemporânea e está desenvolvendo um processo de criação que fricciona campos do conhecimento, como a psicanálise e o materialismo histórico, por exemplo. Interessa perceber como os sistemas de linguagens se revelam, quais relações existem, hoje, entre o indivíduo e o coletivo, entre o pessoal e o político. Representada pela Helena Fretta Galeria de Arte. Siga no instagram @nuneskll | Saiba mais no site kamillanunes.com

______________________

INFORMAÇÕES

Carga horária: 24 encontros/48h [total de 6 meses]

Investimento: R$ 300,00 por mês, a ser pago até o dia 10 de cada mês, com início em Maio.

Inscrição: https://forms.gle/RadEGS9JYrVGcqEK9

Contato: convocatorianacasa@gmail.com

Publicada em:
27/04/2021

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrEmail this to someone